Prezado Educador,

Semelhante à prova do MEC, a nota da redação é indispensável para o Simulado Enem Interativo. Sem ela, além da queda significativamente da média da escola, o acesso do aluno ao SIMULADOR SISU é prejudicado. As escolas que decidirem ncorrigir a redação em sua própria unidade, devem efetuar a correção de acordo com os critérios do Enem e com as especificações da plataforma. Lembre-se: a correção corrigida fora desses moldes equivale à anulação, pois o sistema não reconhecerá a nota.

Seguem abaixo os procedimentos básicos para a correção da redação do Simulado Enem Interativo:

  1. Ler o Manual de correção para compreender o que se espera da proposta e quais são os requisitos de avaliação de cada nível de proficiência.

  1. Pontuar cada uma das 5 competências individualmente. O sistema não aceita a nota global da redação. Esse procedimento também é necessário para que o aluno e a escola possam avaliar quais são as principais dificuldades dos alunos.
  1. Preencher a planilha disponível no sistema com o código (nível) da proficiência, não com a nota final. Assim, se o corretor se o corretor avaliar que o aluno tem uma proficiência mediana em determinada competência, ele deverá preencher a planilha com o código 3, não com a nota 120.

Obs.: Na competência 2, não é possível atribuir a nota zero. Caso isso ocorra, a redação deve ser enquadrada em um dos critérios de anulação.

  1. Em caso de anulação, também é necessário utilizar o código correspondente – jamais descrever o motivo em texto. Por exemplo, se o motivo de anulação for desrespeito aos direitos humanos, preencha a planilha com o código 1.