1. Como inscrever os alunos no Simulado?

Para participar do simulado, cada aluno deverá efetuar o cadastro diretamente através do site: www.cpbeducacional.com.br/cadastro.

Para saber mais sobre os requisitos para o cadastro, acesse: https://goo.gl/0ZqQy6.

 

2. A escola consegue inserir alunos manualmente na plataforma?

Não, pois a plataforma não permite a inscrição manual de alunos.  Assim como a prova do MEC, a inscrição deve ser feita pelo próprio aluno.

 

3. Mesmo conferindo as informações na secretaria, o aluno não consegue finalizar o cadastro. O que fazer?

O site da CPB consulta informações no sistema de secretaria da escola, assim, se houver instabilidade na rede, o portal CPBedu não consegue validar as informações do aluno. Caso não consiga validar a inscrição do aluno, verifique com sua secretaria se o sistema está funcionando adequadamente e aguarde o reestabelecimento do serviço.

Para entrar em contato com o suporte técnico do Portal, envie um e-mail para: atendimento@cpbeducacional.com.br.

 

4. O cadastro solicita um “código de acesso”. O que é esse código? É possível concluir o cadastro sem ele?

O código está disponível dentro do fascículo Enem Interativo e é necessário para o acesso a serviços exclusivos do portal CPBedu, como o Enem Interativo. Porém, ele não é um item obrigatório do cadastro. Assim, é possível que o aluno deixe em branco o campo referente ao código e finalize seu cadastro. A validação do acesso pode ocorrer a qualquer momento, clicando em qualquer um dos serviços exclusivos.

 

5. Os alunos que não possuem o código podem ter a prova corrigida pela plataforma Enem Interativo?

Sim. A escola pode enviar os cartões de todos os alunos cadastrados para correção. O sistema corrigirá e gerará todos os dados e estatísticas para a escola. Porém, o acesso dos alunos à plataforma dependerá da validação do código no Portal CPBedu.

 

6. A escola consegue consultar a lista de alunos inscritos?

Sim. É possível consultar e exportar a lista de alunos na área Alunos inscritos.

Para mais informações, acesse: https://goo.gl/wqSNFc.

 

7. Há algum o prazo máximo para o cadastro do aluno no Portal CPBedu?

Não. Os alunos podem se cadastrar no Portal CPBedu a qualquer momento. Contudo, sugerimos que todos os alunos estejam cadastrados antes da aplicação das provas, pois o cartão nominal é gerado apenas após o cadastramento.

 

8. Há alunos sem cadastro no dia da prova. É possível que eles participem do simulado?

Sim. Para que a escola consiga efetuar a correção, é necessário que o cartão esteja vinculado a um aluno. A inscrição prévia no Portal da CPB permitirá que a escola gere cartões identificados para que, através da leitura do código de barras, o sistema consiga associar os dados do cartão ao perfil eletrônico do aluno. No dia do exame, porém, caso haja algum aluno sem cadastro prévio no Portal e sem cartão identificado, a escola poderá utilizar os cartões em branco (“coringa”) disponíveis na área de downloads da plataforma. Para saber mais informações, acesse: https://goo.gl/L1fgNv.

 

9. Qual é o tipo de cartão utilizado para prova?

Para a prova, deverão ser utilizados exclusivamente os cartões identificados disponíveis na área Alunos inscritos da plataforma (veja mais: https://goo.gl/wqSNFc). A escola deverá fazer o download do arquivo e imprimi-lo em A4 branco 120g (impressão frente e verso) ou A4 branco comum (cada lado).

Atenção: o modelo de cartões-respostas utilizado em 2015 e 2016 não é compatível com o sistema corrente.

 

10. É possível corrigir erros e divergências nos cartões?

Sim. Após efetuar o upload dos cartões, todos que apresentarem divergências em relação à identificação do aluno ou à escolha da língua estrangeira serão agrupados em uma área chamada Auditoria on-line, na qual será possível visualizar os cartões digitalizados e corrigir a divergência (veja mais: https://goo.gl/qfTmU6).

 

11. Qual é o prazo final para a correção dos cartões e redações?

O prazo final e improrrogável para upload dos cartões e notas da redação na plataforma é dia 16/04/18. Veja o cronograma completo no site: http://www.eneminterativo.com.br/calendario/.

 

Clique para fazer o download do arquivo contendo as principais orientações em relação à impressão, digitalização e envio de cartões e dados para a plataforma.

 

Principais dúvidas sobre a aplicação e correção dos simulados